Andam faunos pelos bosques

...

Para a frente é que é o caminho

Published by CF under on 14.12.09
» Saxicola torquatus. Portalegre.

P
arece que não é desta que ganho raízes na Serra... :P
Mas que fazer? Olhar os desafios de frente e dar o melhor!

Os faunos do Sul de Portugal que se cuidem, que em breve terão alguém a fazer-lhes a vida negra!

Ainda o Alentejo...

Published by CF under on 11.12.09

A
inda acerca da riqueza ornitológica do Alentejo... e não só: o Interior Centro do nosso jardim (nem sempre) à beira mar plantado é um regalo para a observação de aves e para redescobrir a riqueza histórica nacional. :)

Diz que faunos não é a especialidade desta região, mas de resto, é um local mágico para ter um encontro romântico com a Natureza!

» Ciconia ciconia. Portalegre.

Esta imagem não é propriamente de aves, nem de Natureza particularmente selvagem -- trata-se de uma vista do Castelo (de Castelo Branco) -- mas está gira e como sou eu que mando aqui, levais com ela... ;P


E para aqueles que nunca acreditam em mim quando digo que vi um peneireiro-cinzento... VÊDE! :D Não só EU o vi, como aparentemente, ele estava ver-me a mim também!

» Elanus caeruleus. Arronches, Portalegre.


Andam faunos... no Alentejo ;D

Published by CF under on 8.12.09

N
a falta de tempo para infernizar a vida dos faunos serranos, parti rumo a sul no encalço do que de melhor a planície tivesse para ofertar à minha fértil imaginação...

Os faunos aqui não precisam de se cansar muito a procurar comida, já que qualquer espaço verde está maravilhosamente decorado com laranjais carregadinhos de laranjas com este aspecto. :)


As cidades raianas são muito bonitas e, sobretudo dada a centenária rivalidade com a vizinha Espanha, carregadas de património histórico rico e, felizmente na maioria dos casos, bem conservado.

Mas já se sabe que não é da cidade que trata este blogue e, sendo assim, rapidamente parti rumo à planície, em busca de... bem, já sabem...

Apesar de ameaçadas, estas aves de rapina ainda são localmente vistas com frequência, como pude constatar ao atravessar o distrito de Portalegre, onde várias vezes pude apreciar a companhia de um ou outro milhafre-real, perscrutando a planura em busca de alimento.

» Milvus milvus. Arronches, Portalegre.

Embora não se considerem ameaçadas, as pegas-rabudas são - não me perguntem porquê - aves que me encantam particularmente. Talvez pela graciosidade, como damas num vestido de cauda, ou pelo papel curioso que têm em contos tradicionais, a verdade é que não pude deixar passar a oportunidade de retratar este simpático exemplar que descansava a meio da tarde alentejana.

» Pica pica. Arronches, Portalegre.