Andam faunos pelos bosques

...

Diário de uma incursão... - Dias 8 e 9

Published by CF under on 25.9.09

O
s dias sucedem-se, quentes e cheios do esplendor de um Verão fora de tempo.

Na matutina serra, os bichinhos descansam calmamente, quase alheios aos viandantes. Estes, a cada passo, perscrutam o monte com binóculos, na ânsia de surpreender o voo soberano da águia-real ou um lobo esquecido das horas. Nada... parece que o Soajo nos ilude com manobras de diversão enquanto, por outro lado, se fecha em copas a proteger aquilo que lhe é mais precioso.




Aqui ou ali, uma avezinha minúscula cruza os ares e pára num ramo de urze. Zombeteira, é só alguém sacar da máquina fotográfica e adeuzinho!, lá vai ela. Aqui era um pisco-de-peito-ruivo, mas o chasco-cinzento e as cotovias abundavam pela manhã, dando os bons-dias serranos que os seus primos mais emblemáticos nos negavam...

O que vale é que a boa disposição dos bravos exploradores (hihi) era virtualmente inabalável... e à falta dos bichos, lá se fazia mais uma sessão fotográfica do pôr-do-Sol. :)


À noite, ainda sobra tempo para uma enriquecedora tertúlia sobre astronomia, no digerir de uma requintada refeição de cogumelos! O céu nestes locais é mesmo qualquer coisa de fenomenal... onde na cidade só se perscrutam aleatoriamente algumas estrelas sem nexo, aqui podemos identificar a Ursa Maior (e a sua irmã mais nova), a Estrela Polar, as Pleiades... Além dessas, com um esforço hercúleo (pelo menos de meninos da cidade como eu) a constelação Cassiopeia e com imaginação e criatividade (e galhofa q.b.), o planeta Marte.

A certa altura, uma estrela cadente fortíssima deslizou pelo céu, antes de se dividir em numerosos fragmentos luminosos. Foi um espectáculo como nunca visto! Decerto é o sinal que precisávamos!! E sabemos exactamente para onde aponta -- ninguém duvida que amanhã teremos sorte naquelas bandas! :D

... a saga continua...