Andam faunos pelos bosques

...

Diário de uma incursão à Terra dos Faunos - Dia 1

Published by CF under on 17.9.09

Q
uando os faunos nacionais pensavam que já estavam a salvo, eis que surge uma oportunidade de os surpreender pelas encruzilhadas do Alto Minho. :D


Há convites que não se podem mesmo recusar, e este era um deles. Na perspectiva de visitar alguns dos sítios mais belos, misteriosos e faunísticamente soberbos de Portugal, a única atitude possível é arremessar as tralhas à pressa para a mochila e fazer-se ao caminho.

No primeiro dia desta aventura, Castro Laboreiro recebe-me com toda a hospitalidade das noites de Verão no Alto Minho (ou seja, 7 ºC bem puxadinhos). É uma terrinha muito pitoresca, rodeada de imponentes fragas, que se revelaram na manhã cristalina e afinada pelo tilintar dos chocalhos das vaquinhas barrosãs. Um cenário já de si bastante idílico, certamente a introdução perfeita para os dias que hão-de vir.

Mas a estadia é curta. Após uma brevíssima passagem por Monção - a contemplar o rio Minho e espreitar uma ou outra garça-real, com a corcunda reflectida nas águas calmas - as tralhas voltam todas para a mochila, já que amanhã o destino será a Serra do Soajo, onde a aventura começará verdadeiramente.

... a saga continua em breve... ;)